December 6, 2016

Please reload

Posts Recentes

Confira 10 Dicas Para Uma Alimentação Saudável

December 5, 2016

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

6 dicas de alimentação para intolerância à lactose

December 5, 2016

 
O que é intolerância à lactose?


A lactose é um açúcar encontrado no leite e nos seus derivados. Também conhecida como alergia ao leite ou deficiência de lactase, a intolerância à lactose é caracterizada por uma dificuldade do organismo em quebrar lactose e transformar em glucose e galactose. Ou seja, pessoas com intolerância à lactose não produzem a quantidade necessária de enzima lactase para quebrar a lactose.

Existem basicamente três tipos de intolerância à lactose. O primeiro é a intolerância à lactose primária, quando a condição é resultado do envelhecimento do corpo, muito freqüente entre pessoas idosas. O segundo tipo é intolerância à lactose secundária, quando o indivíduo desenvolve intolerância à lactose como efeito colateral de alguma doença ou ferimento. O terceiro tipo é intolerância à lactose congênita, quando a pessoa já nasce com o problema, sendo algo relativamente raro.

Diante dos sintomas de intolerância à lactose é fundamental procurar por ajuda médica, visto que algumas alterações no cardápio do indivíduo deverão ser feitas, de forma a diminuir os transtornos. Como se adquireA intolerância à lactose primária é provocada pelo envelhecimento do corpo. Ao nascermos produzimos bastante lactase, até porque o principal alimento de recém-nascidos é o leite. No entanto, com o passar dos anos e com o acréscimo de outros itens na dieta, o corpo vai deixando de produzir tanta lactase, chegando algumas vezes ao ponto de desencadear uma intolerância à lactose.

A intolerância à lactose secundária é ocasionada por algumas doenças como a gastroenterite e a doença de Crohn, por exemplo. Já a intolerância à lactose congênita é bastante rara e está presente desde o nascimento, sendo uma condição autossômica recessiva.

 

 


Sintomas Algumas pessoas são mais predispostas do que outras para desenvolver a condição. Estas devem ter atenção redobrada aos sintomas, e buscar por ajuda assim que eles forem detectados. A idade, por exemplo, é um fator de risco, já que intolerância à lactose primária é algo bastante comum. Além disto, a etnia é também um fator a ser levado em conta, sendo que asiáticos, hispânicos, negros e indígenas são grupos mais predispostos a tanto.Bebês prematuros podem também nascer com intolerância à lactose, visto que por serem prematuros ainda não conseguem desenvolver uma quantidade suficiente de lactase. Conforme mencionamos acima, algumas condições também podem levar à intolerância à lactose, como a doença celíaca, a gastroenterite, a doença de Crohn e outras que afetam o intestino delgado. Dentre os sintomas mais significativos podemos destacar, por exemplo, diarreias, distensão abdominal, inchaço, dores na barriga, náuseas e vômitos. Os sinais surgem, geralmente, 30 minutos ou 2 horas após a ingestão de leite ou de seus derivados.

A intensidade dos mesmos varia de acordo com a quantidade ingerida e com o organismo da pessoa. Diagnóstico Para que haja certeza do diagnóstico, o médico costuma fazer algumas perguntas e estudar os sintomas, além de indicar a realizar de três exames muito importantes: o de intolerância à lactose, o de hidrogênio expirado e o de medição de ácidos.O primeiro dos exames, o de intolerância à lactose, é baseado na ingestão de um líquido rico em lactose para uma posterior medição da quantidade de glucose no sangue do paciente. Já o segundo exame, o de hidrogênio expirado, consiste basicamente na ingestão de outro líquido com bastante lactose para que posteriormente se verifique a quantidade de hidrogênio presente no hálito do paciente. Por fim, o último exame geralmente solicitado é o de medição de ácidos, através do qual o médico irá verificar a quantidade de ácido láctico no organismo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 BioFit Espaço Saudável. Todos os direitos reservados.                                                                 Gerenciado por: Genius Marketing